O que é Diabetes Mellitus?

Diabetes Mellitus é uma doença endócrina crónica que consiste no aumento da glicose (açucares) no sangue, a que chamamos hiperglicemia, e ocorre quando o organismo do cão produz uma quantidade insuficiente de insulina ou não a processa corretamente.

O que provoca a Diabetes Mellitus?

A causa do aparecimento da doença não é clara. Contudo, sabe-se que surge principalmente em cães a partir dos 7 anos de idade e que existem fatores de risco tais como excesso de peso e alimentação desadequada e desequilibrada (com comida caseira, por exemplo).

Quais os sintomas?

O principal sintoma é o facto de o cão beber mais água que o normal e, por consequência, urinar mais também. 

Pode ainda verificar-se perda de peso e aumento do apetite (em fases iniciais da doença), podendo evoluir, em estados mais avançados, para perda de apetite, perda de visão (por cataratas), vómitos e apatia.

Como se faz o diagnóstico da doença?

A Diabetes Mellitus é diagnosticada através da medição da glicose no sangue e/ou na urina. O seu cão terá de fazer uma curva de glicémia, isto é, medições frequentes da glicose no sangue durante o dia, para comprovar o diagnóstico. Serão também necessários outros exames, tais como análises de sangue, análises de urina e ecografia abdominal.

Se houver outra doença associada (pancreatite, por exemplo), deverá ser instituído tratamento para a mesma e reavaliar a presença de Diabetes Mellitus posteriormente.

Qual é o tratamento da Diabetes Mellitus?

Uma vez feito o diagnóstico da doença, o tratamento é feito através da administração subcutânea (debaixo da pele) diária de insulina e de uma alimentação específica. Um dos maiores receios dos donos é terem de picar o seu animal diariamente mas, com a ajuda do seu Médico Veterinário, acabam ambos (cão e dono) por se adaptar facilmente.

Não existe uma dose de insulina igual para todos os cães, pelo que será necessário repetir várias vezes as medições de glicose no sangue antes e após administração da insulina de forma a ajustar a dose da mesma. 

A alimentação consiste numa ração própria para cães diabéticos e é um pilar fundamental do tratamento juntamente com a insulina.

O tratamento tem por objectivo reduzir os sintomas, minimizar as complicações da doença e melhorar a qualidade de vida do cão e do dono.

Como gerir a Diabetes Mellitus? 

A Diabetes é uma doença crónica pelo que não é possível um tratamento definitivo. Terá de haver um compromisso do dono com o seu cão para o resto da sua vida. Em resumo:

É possível um cão diabético ter qualidade de vida, estamos aqui para o ajudar!

Cuide da sua Fera!